Projeto, desafio e Esperança. A seguir, você tem a oportunidade de conhecer a Jubesp, em detalhes, respondemos 7 questões fundamentais para o sucesso desse projeto chamado JUBESP, por isso: boa leitura!  Jonatas Oliveira – Presidente.

A Juventude Batista do Estado de São Paulo – JUBESP, é uma organização parte da estrutura da Convenção Batista do Estado de São Paulo – CBESP. Organizada em 19 de maio de 1919, a JUBESP tem,  neste período, trabalhado em prol do Evangelho de Cristo através dos jovens e adolescentes Batistas do Estado.

Nossa MISSÃO é servir às juventudes das igrejas Batistas locais e Associações regionais, trabalhando em parceria, promovendo crescimento, integração e mobilização missionária, nossa VISÃO se faz  ser referência para o jovem Batista na capacitação, proclamação do Evangelho e integração em nosso Estado, e nossos VALORES estão firmados em a Transparência nas ações, 0 Testemunho Cristão, a Integridade de caráter, a Excelência no trabalho e o Comprometimento com a juventude.

Buscando a excelência na execução deste projeto chamado JUBESP, e entendendo que se trata de uma ferramenta de gestão utilizada globalmente, escolhemos a metodologia 5W2H como modelo para todos os programas e projetos organizados pela Jubesp. Essa metodologia apresenta, de maneira objetiva, resposta a 7 perguntas referentes ao que desenvolvemos, e significam:

• WHAT (o que). O que é o projeto em questão;
• WHY (por que). Por que realizar este projeto;
• WHO (quem). Quem é o responsável pelo projeto;
• WHEN (quando). Quando o projeto será executado;
• WHERE (onde). Onde acontecerá o projeto;
• HOW (como). Como o projeto será executado;
• HOW MUCH (quanto custa). Qual o custo do projeto.

O que é o projeto JUBESP (WHAT)

O projeto JUBESP é a transformação de nossa missão, visão e valores em ações concretas. Com iniciativas próprias, ouvindo nossas bases e cooperando com projetos existentes, mobilizando as juventudes do osso Estado, nosso trabalho é unir a juventude batista do Estado de São Paulo em um propósito comum: ter como missão fundamental proclamar o Evangelho de Jesus Cristo a todo o povo do Estado de São Paulo. Nosso público alvo tem idade entre 16 e 40 anos. São Adolescentes e jovens, com momentos de vida e desafios diferentes, mas com muitas oportunidades para servir a Cristo.

Por que ser JUBESP (WHY)

Podemos imaginar que os cristãos batistas da década de 1910 já percebiam a necessidade de um trabalho específico com a juventude, que entendesse sua linguagem e interagisse de modo a cativá-los e mobilizá-los em prol do desenvolvimento da obra missionária, nessa faixa etária tão importante para as igrejas. Mesmo após tanto tempo, a razão de existirmos é perceber a necessidade atual do jovem, entender a linguagem das novas gerações, seus anseios, problemas e planos, sendo uma agência que facilitadora, mobilizadora e que integra a juventude na proclamação do Evangelho.

 Quem é o responsável pela JUBESP (WHO)

A JUBESP é responsabilidade de todo jovem membro de uma das Igrejas batistas filiadas a CBESP. Atualmente, o responsável Legal pela JUBESP é seu presidente, Jonatas de Melo Oliveira, membro da Primeira igreja batista no Jardim Maia, na cidade de São Paulo. O trabalho é Compartilhado com os demais membros da diretoria e do conselho deliberativo.

Quando a JUBESP acontece (WHEN)

O projeto JUBESP acontece, de forma ininterrupta, desde 19 de maio de 1919. Com o passar das décadas, inovações surgiram, mudanças ocorreram; mas o imutável é a disposição e entrega demonstradas pela JUBESP ao longo dos anos.

Onde a JUBESP acontece (WHERE)

A JUBESP tem como campo de atuação, as mais de 1600 Igrejas, Congregações e Missões batistas espalhadas pelo Estado de São Paulo. Um desafio enorme é se fazer, não apenas presente, mas também, ser de fato relevante no trato com a juventude em todo o Estado. Para auxiliar neste trabalho, a cooperação junto às associações de igrejas e às Jubas regionais é fundamental no sucesso do trabalho.

Como o projeto JUBESP se realiza (HOW)

A JUBESP promove diversos programas, que somados, compõem um todo chamado Projeto JUBESP. Vamos destacar estes projetos:

Programa REFLEXÃO E COMUNHÃO – R&C (5W2H): tem o objetivo de integrar os jovens lideres batistas no Estado de São Paulo. Com formatação dinâmica, o evento proporciona crescimento por meio de workshops e ministrações, além do compartilhamento de informações, ao oferecermos a oportunidade, às jubas regionais, de apresentarem seus projetos e resultados obtidos aos demais líderes do Estado.

Programa ACADEMIA JUBESP (5W2H): foco em todos os jovens batistas do Estado de São Paulo. Tem formato versátil e adequa-se às diferentes realidades existentes no Estado. Os temas mais aplicados são: Missões, discipulado e liderança de grupos. São abordados ainda, temas como carreira, negócios, cultura e ideologias. Os convidados possuem reconhecida capacidade e recursos de conhecimento para abordar os temas propostos.

Programa TEEN JUBESP (5W2H): Voltado ao adolescente a partir dos 12 anos. Nos dias atuais, onde jovens e adolescentes têm participado juntos de atividades nas igrejas batistas, cremos ser fundamental a inserção do adolescente no ambiente desafiador da obra missionária. Com uma equipe especializada e multidisciplinar, trabalhamos com o adolescente em todos aspectos, integrando-os com atividades físicas, ensino da Palavra e comunhão em Cristo.

Programa OLIMPÍADAS (5W2H): Programa com essência na Missão e integração através do esporte. Missão, pois é uma oportunidade de aproximação ao jovem não cristão, e integração, pois, pela prática esportiva é possível promover integração entre a juventude do Estado. A cada ação, as modalidades são escolhidas com o objetivo de agregar o maior número de jovens batistas dentro do programa.

Programa EXPRESSO PARA A VIDA (5W2H): Está voltado para adolescentes entre 14 e 18 anos. O tema principal, é o crescimento cristão na obra missionária em prática, auxiliando igrejas necessitadas e populações carentes em todo o Estado de São Paulo, por ocasião da Convenção Batista do Estado de SP. Coordenada por pastores e líderes, os adolescentes são expostos à palavra de Deus de forma intensa, e treinados para proclamar o Evangelho.

Programa MÊS DA JUVENTUDE (5W2H): esta campanha proporciona à JUBESP uma parcela importante dos recursos financeiros necessários à realização de seus projetos. Realizado no mês de agosto, acontece simultaneamente em todo o Estado de São Paulo, de forma dinâmica, com a realização de cultos, encontros ao ar livre, e até mesmo “lives” nas mídias sociais. Estes momentos são muito importantes, pois a JUBESP tem a oportunidade de expor seus resultados, planos e anseios às igrejas. Os jovens batistas, mobilizados, contribuem financeiramente e dão valioso suporte aos projetos e programas da JUBESP.

Programa Congresso da Juventude Batista do Estado de São Paulo – CONJUBESP (5W2H): congresso que celebra as realizações promovidas pela juventude Batista ao longo do ano. Promove comunhão, integração e reflexão quanto ao trabalho desenvolvido. Seu foco é todo jovem Batista do Estado de São Paulo.

Prrograma de parceria entre a Faculdade Teológica Batista de São Paulo e a JUBESP. O objetivo principal é proporcionar aos graduandos em teologia a oportunidade de pôr em prática todo seu aprendizado, cumprindo a carga horária de estágio obrigatória do curso, e sendo de suma importância na manutenção do trabalho da JUBESP.

Quanto custa a JUBESP (HOW MUCH)
Realizar um trabalho tão extenso como este, com público estimado em mais de 60.000 jovens ao redor do Estado, em mais de 40 regiões distintas e 1600 igrejas não é simples ou barato.

Envolvemos diversos voluntários, que, em meio ao seu trabalho secular, investem tempo e recursos próprios neste projeto. Após longo período, novamente contamos com um diretor executivo remunerado, que permite à JUBESP estar em contato constante com pastores, igrejas e agências missionárias batistas; atendemos a todos, não importando qual seja o dia da semana.

Necessitamos também investir em comunicação, para que a JUBESP chegue a todos os lugares do Estado, além de operacionalizar os programas propostos, garantindo uma estrutura de qualidade e um valor acessível ao jovem batista.

Nosso orçamento alvo é de R$ 88.000 (Oitenta e oito mil Reais) ano. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, nossa verba atual é 100% oriunda do repasse do plano cooperativo da CBESP, recurso este, que não podemos depender unicamente.

Trabalhamos para alcançar nosso orçamento alvo da seguinte forma:

I. Plano cooperativo: Atualmente a JUBESP recebe 2,3% do valor enviado à CBESP, pelas Igrejas locais, no plano cooperativo (aproximadamente 57% do valor orçado para operacionalização minimamente adequada da JUBESP);

II. Igrejas parceiras: Apresentando este projeto às igrejas locais e associações regionais, pretendemos ser adotados por um prazo determinado de no mínimo de 12 meses, mediante assinatura de termo de cooperação (meta de arrecadação entre 10% e 20% do valor orçado), e apresentação de relatório mensal de prestação de contas de nossas atividades, despesas e programas;

III. Mês da juventude: Nosso objetivo é ter o apoio das associações batistas, jubas regionais e juventudes locais, mobilizando e contribuindo anualmente por ocasião do mês da juventude batista (arrecadação entre 23% e 33% do valor orçado).

Conclusão

É notório que o trabalho da JUBESP não se resume à questão financeira. A importância da participação do jovem, de fato presente e ativo nesses programas é fundamental. Como não priorizar o apoio do jovem líder local, que orienta os seus e que se preocupa com as consequências de suas ações? Como não estar próximo do pastor da igreja, que possui grande influência na vida do jovem e que não compactua com nenhum tipo de “bagunça”? Como não focar o líder regional, que tem papel fundamental na mobilização e na integração entre os jovens na sua região?

O anseio da JUBESP é ser parceira, promovendo união, sendo agência agregadora e participante com todos estes indivíduos. É imperativo que a JUBESP seja, de fato, parte integrante da CBESP e parceira de suas organizações, além das agências missionárias Batistas existentes.

Para tamanho desafio, é impossível para nós, fazermos nosso trabalho de forma solitária. Suplicamos e contamos com toda a cooperação, em todas as esferas, para que possamos trabalhar de forma perene, endêmica e capilar, em nosso Estado de São Paulo.