“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:” Lamentações 3:21ss


Lamentações 3, observa a angústia de Jeremias, sua aflição e sofrimento, do verso 21 a diante ele resolve não pensar nisso e traz à mente A esperança, e as misericórdias do Senhor sobre sua vida que se renovam a cada manhã, coloca em Deus toda a sua esperança.

Passamos por situação que jamais imaginamos, com tecnologia à disposição e avanços da medicina estamos impotentes, os abraços e encontros são virtuais, passear e dar um rolê pode ser uma “ameaça”, nossa própria casa se tornou uma “prisão”. De um dia para o outro fomos obrigados a repensar o modo de vida e adequar-nos a nova realidade.

Não há resposta para perguntas ou solução para problemas, nem cura para a humanidade, o Homem poderoso, inteligente e capaz tudo, não enxerga luz no fim desse túnel, o que tem é insegurança, medo e incerteza. Os líderes, que devem buscar soluções, se deblateram por quem tem mais razão, Como não surtar com isso? Como não desesperar com tantos problemas?

Perdemos o equilíbrio ao pensarmos sobre a situação toda, mas seguir o exemplo de Jeremias e pensar no que traz esperança é o melhor caminho, entender que tudo passará, com a “cabeça no lugar” lidaremos com a crise de maneira assertiva. Lembre-se: as misericórdias do Senhor estão sobre você, e se renovam pela manhã.

O que nos traz esperança hoje? Já pensou na vida aqui na terra? E na vida quando nossa estadia neste mundo terminar? Fazemos planos para hoje e esquecemos que haverá um fim, tudo o que for daqui, daqui ficará, não levaremos bens, dinheiro ou propriedades, mas sim as atitudes. Mt. 06.20 mostra: “…acumulem tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não furtam.” Onde você ajunta seus tesouros?

O que traz esperança hoje é saber que a vida de dores, tristezas, doenças e morte acabará, dará lugar a outra vida sem sofrimento, que não terá fim, ao lado do Criador para sempre.

Creia que o tempo de incertezas e sofrimento não permanecerá para sempre, essa é a melhor esperança que você pode ter!

Gilberto Gil de Oliveira Junior – Presidente da JUBESP