A JUBESP reuniu-se de 12 a 14 de outubro na Igreja Batista do Estoril na cidade de Bauru-SP, para as programações do 50º Congresso da Juventude Batista do Estado de São Paulo – CONJUBESP, tratando dos temas ideologias, vocação e missões, sobre a ótica do Plano perfeito de Deus para os jovens, na divisa de Proverbio 16:03.

Durante os três dias, jovens de 17 JUBAS – Juventude regionais, foram inspirados a entender que no mundo atual, somente uma cosmovisão sólida, o despertamento vocacional e a promoção missões pode nos direcionar à um contexto atuante na proclamação do Evangelho aos jovens perdidos e que sofrem em nosso Estado.

O CONJUBESP, que voltou a ser realizado na Igreja após 20 anos (nesse período foi realizado em acampamentos e chácaras), teve formato dinâmico com palestras, debates, painéis de produção de conteúdo movimentando os presentes, além de celebrações abertas a toda comunidade Batista da cidade de Bauru e região, nas noites de sexta feira, sábado e na manhã de domingo.

A programação contou com mensagens dos Pastores Sidney da IB do Marapé em Santos, Brunão da Missão Batista Undergraund de Paraisópolis – São Paulo, Marinho da IB Betânia no Rio de Janeiro, e encerrando o congresso, Pr. Adilson Santo Dir. Executivo da CBESP e Presidente da OPBB – Brasil. Na parte musical, a viola caipira do talentoso jovem Vitor Quevedo da PIB de Araras, Banda CONJUBESP (formada por jovens inscritos no congresso) e o conjunto de louvor da Igreja Batista do Estoril, louvaram a Deus junto aos presentes.

Resultado do trabalho desenvolvido, foi a confecção de uma declaração dos presentes, afirmando a Fé no Evangelho como cosmovisão única para os dias de hoje, sendo superior a qualquer tipo de ideologia pós-moderna, Cristo como único foco, e apresentando direcionamentos ao comportamento do jovem cristão Batista nesse tempo, esta declaração sintetiza, ainda, o sentimento dos jovens Batistas do Estado de São Paulo, quanto à necessidade do despertamento vocacional.

DECLARAÇÃO DO ESTORIL

A JUVENTUDE BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO – JUBESP, reunida na Igreja Batista do Estoril, cidade de Bauru-SP, entre os dias 12 e 14 de outubro de 2018, por ocasião do 50º CONGRESSO DA JUVENTUDE BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO – CONJUBESP, e na busca da significação do “Plano Perfeito” de Deus para os jovens de hoje, DECLARA:

O jovem Batista precisa ser eficaz, otimizando o tempo na oração, no jejum, na leitura da Bíblia e nos relacionamentos; agir com criatividade, aproveitar as oportunidades para o desenvolvimento da vocação; ser canal da Graça e do Evangelho, atuando onde as necessidades já são evidentes.

Com foco em Cristo, ser discipulado para compreender o exercício da vocação, agindo nos ambientes em que se vive, contextualizando cada ação; na perspectiva futura, educar as novas gerações para o despertamento vocacional.

Conhecimento e firmeza na Palavra, soberania de Deus, vida de oração, fé, amor, não negociação dos valores Cristãos, bom testemunho, e relacionamento promovem o despertamento vocacional.

O Evangelho é a cosmovisão para o cristão e esta deve estar enraizada na palavra de Deus; está acima de toda ideologia. O jovem precisa buscar o conhecimento de Cristo diariamente e não se acovardar quando confrontado ante seus valores, mas respeitar e amar as pessoas com opiniões diferentes.

A intolerância, falta de amor, caráter deturpado, relativismo e o julgamento não comunicam o Evangelho de Cristo; porém, o amor ao próximo, respeito, intimidade com Deus, sabedoria e acessibilidade são atitudes que evidenciam o amor de Deus na vida do jovem Cristão.

Esta declaração sintetiza o sentimento dos jovens Batistas do Estado de São Paulo, quanto à necessidade do despertamento vocacional, e nosso desejo, é que esses conceitos sejam compartilhados em todos os lugares onde exista a presença de um jovem Cristão.

Bauru, 14 de outubro de 2018.

Link de “O JONAL BATISTA”, da Convenção Batista Brasileira: https://issuu.com/jornalbatista/docs/ojb_43_rev_2