Nos dias 19 a 22 de julho, a cidade de Natal recebeu aproximadamente 1000 jovens de todo o Brasil para o Despertar, congresso da Juventude Batista Brasileira que ocorre a cada dois anos, unindo as juventudes de todo o país para uma grande celebração e desafio. Fomos muito bem recebidos pela JUBARN (Juventude Batista Rio Norte-Grandense).

O Despertar 2017 foi sobre ser alívio para uma geração que clama por “Justiça, Paz e Alegria” (Romanos 14:17) a nos desafiar, como jovens batistas, a assumirmos um compromisso com o reino de Deus em todos os aspectos de nossa vida. Foi sobre construir pontes, novas conexões, possibilidades. Sobre ter coragem para ser alguém que leva o amor. Sobre novas amizades. A cara da Juventude Cristã, uma galera saudável. Sobre potencializar a vocação. Sobre Justiça, paz, alegria, amor, envio e reconciliação. Sobre a Igreja Sofredora, Sobre Viver!

Tivemos a participação nas celebrações dos pastores Marcelo Gualberto e Marcos Botelho, e também de pastores que atuam/ atuaram em nossa juventude batista, como Heber Aleixo e Usiel Carneiro de Souza. Além de oficinas temáticas sobre “Centros urbanos: o diálogo entre a fé cristã e cultura”; “Igreja local: oportunidade de engajamento dos jovens” e “Juventude cristã e os dilemas de uma sociedade pluralista”.

A Banda Solk fez a parte musical do Despertar. Eles são da PIB em Goiabeiras (Vitória/ES), e que nos conduziram com um louvor empolgante, resgatando algumas músicas tradicionais com um estilo bem atual.

A JUBESP esteve representada com seus conselheiros, Aline Zeeberg, Ana Raquel Tavares Braz e Gilberto Gil de Oliveira, se juntando a outros jovens que nos acompanharam. Vamos guardar para sempre no coração tudo o que aprendemos, as músicas, as palavras, as pessoas que conhecemos e todos os momentos de comunhão.

Com certeza entendemos melhor o que é servir com a alegria com o pessoal do Nordeste. Agora o trabalho nos espera na cidade do Rio de Janeiro! Temos certeza que o Pai já está preparando coisas lindas para vivermos juntos. E você, jovem do estado de São Paulo, não pode ficar de fora!!!

 

Texto e fotos: Aline Zeeberg (Membro do Conselho Deliberativo)